Sim, é época de pinhão! Quem aí também ama? Separei algumas curiosidades e benefícios de comer pinhão para você se deliciar e ainda saber mais um pouquinho da semente da árvore símbolo do Paraná!

👉🏻O pinhão é a semente da Araucária, árvore em extinção típica da região sul do Brasil e símbolo do Paraná. Para preservar a árvore, é proibido colher pinhão fora de época. A partir do dia 1 de abril foi liberada a colheita, mas as autoridades aconselham para que as pessoas colham o pinhão que estiver caído no chão e evitem subir nas árvores que são muuuito altas.

👉🏻O pinhão maduro é rico em minerais, como cobre, zinco, manganês, ferro, magnésio, sódio, enxofre, fósforo e cálcio, além de ser rico em potássio, mineral que ajuda a controlar a pressão arterial.

👉🏻A semente também é fonte das gorduras “boas”, essenciais para o nosso corpo. Ela é rica em ômega 6 e ômega 9, que contribuem para a redução do colesterol no sangue e ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.

👉🏻Por ser rico em ômega 6, o pinhão ajuda a liberar um hormônio chamado colecistoquinina, que diminui a vontade de comer.

👉🏻O pinhão também tem propriedades antioxidantes, que ajudam a combater o envelhecimento. Cada 100 gramas de pinhão cozido tem cerca de 160 calorias, 3,6 g de proteína, 5,5 g de fibras, 1,46 g de gordura e 33,2 g de carboidratos.

Existem várias formas de comer o pinhão, a minha preferida é cozido com sal. E você, como prefere?

Share:
Written by Thaisa Dalmut
Designer e Diretora de Arte, sou apaixonada por plantas, moda, decoração, viagens... essa miscelânea linda que compõe minha felicidade. Vivo buscando novas inspirações e acredito que somos capazes de aprender e fazer tudo que realmente quisermos.