
Você sabe o motivo de sua planta estar atraindo pragas ou doenças?
Por mais que nos esforcemos em fornecer um local agradável para as plantas, e que pesquisadores busquem adaptações que reduzem a sensibilidade a pragas e doenças, devemos nos lembrar de que essas plantas muitas vezes são nativas de regiões completamente diferentes do que estamos tentando acostuma-las. Ou seja, estamos fazendo com que se desenvolvam muitas vezes em locais menores e mais desconfortáveis que seu ciclo natural.
Grande parte dos problemas das ornamentais está relacionado ao mau manejo e exposição a locais errados, o que acarreta a ataques de pragas e doenças.
Essas pragas muitas vezes usam a planta como um abrigo, um local de reprodução e alimentação. A alimentação das mesmas é extremamente negativa para a planta, pois pode ocasionar sua morte. Além disso, esse ataque pode causar também efeitos de crescimento e ser uma porta de acesso a doenças.
As pragas mais comuns nas plantas ornamentais são:
- ácaro,
- besouro,
- cochonilhas,
- cupins,
- formigas,
- grilos,
- lagartas,
- mosca branca,
- mosca minadora,
- paquinhas,
- percevejos,
- tatuzinhos,
- pulgões,
- tripés.
Minha planta está com uma praga. E agora, o que fazer?
Antes de recorrer a qualquer produto químico, recomendo métodos alternativos para eliminação das pragas. Aqui estão algumas formas naturais de eliminas pragas das suas plantas:
- Você pode expor suas plantas a luminosidades
- Mudar a forma de rega,
- Mudar o substrato,
- Retirar as pragas manualmente,
- Fazer a limpeza das partes mais infestadas com esponja ou escova secas
- Remover os insetos com cotonete embebido em vinagre ou álcool etílico.
- Você também pode fazer uso de métodos biológicos como, por exemplo, usar a joaninha que é um inimigo natural de cochonilha e pulgão.
Bons cultivos!
[simple-author-box]
Deixe uma resposta