Samambaias são plantas muito conhecidas que foram a maior moda nos anos 80! Elas são lindas, preenchem o espaço e trazem um verde brilhante para a casa. Porém, tem alguns detalhes muito importantes que você deve considerar na hora de colocar uma samambaia na sua casa. Existem muitas variedades mas alguns cuidados com samambaias gerais podem te ajudar muito. Vamos lá: COMO CUIDAR DE SAMAMBAIA?

Local e Iluminação da Samambaia

A samambaia é uma planta tropical que precisa de muita claridade e luz indireta. O sol diretamente nas folhas da maioria das espécies por queimar. Algumas até gostam de uma luz fraquinha do sol da manhã.

Elas ODEIAM correntes de vento ou ficar em locais que você fique encostando em suas folhas toda hora. O ideal é achar um lugar onde a samambaia consiga ser plena e bem quietinha. De preferência onde não encoste em nada.

Apesar disso, é comum a gente colocar samambaias em prateleiras em casa, como aqui. É importante saber que dessa forma a samambaia vai crescer e ficar bonita só do lado que recebe luz. Não vire sua samambaia por inteiro se estiver assim, pois vai matar o lado bonito! Ou aceite ela linda só de um lado nesse local, ou deixe ela em um suporte de ferro como esses da Plantiê, de forma que receba luz de todos os lados e não fique encostando em nada.

Ps: usa meu cupom pra ganhar 11% de desconto na Plantiê:

Cupom: THAISA

Chifre de Veado no suporte de arame da Plantiê

Rega

Justamente por ser uma planta tropical, a samambaia adora umidade então o ideal é manter o substrato úmido, mas nunca encharcado. Existem diferentes formas de regar:

  • Pode ser por imersão, colocando o vaso quase que até a borda dentro de um balde de água;
  • Pode ser colocando embaixo de um chuveiro com água ambiente;
  • Na minha casa, eu rego umas três vezes por semana normalmente e borrifo água nas folhas. Elas adoram!

Solo e Mudas

Por gostarem do solo úmido, é comum as samambaias serem plantadas em substratos misturados com fibras naturais. Lembra do xaxim? Hoje não é mais permitido, pois está em extinção.

As samambaias são algumas das plantas mais antigas do mundo e acabaram não evoluindo para produção de sementes, flores e frutos. Dessa forma elas se reproduzem por meio dos esporos, que possuem uma espécie de “pózinho” reprodutivo. Para fazer mudas de samambaia por meio dos esporos é muuuuito lento, por isso outra forma é por touceira ou pelos rizomas, que são uma espécie de raíz externa.

Achou o lugar ideal para sua samambaia em casa? Então aproveite a beleza e paz que essa planta linda transmite!

Share:
Written by Thaisa Dalmut
Designer e Diretora de Arte, sou apaixonada por plantas, moda, decoração, viagens... essa miscelânea linda que compõe minha felicidade. Vivo buscando novas inspirações e acredito que somos capazes de aprender e fazer tudo que realmente quisermos.