Saber o que comer antes de treinar ou fazer atividade física pode ajudar a maximizar o seu desempenho e melhorar a sua recuperação pós-treino.  Tenha em mente que não é uma única refeição antes da academia que irá te trazer o corpo desejado e sim a alimentação do dia todo. Procure um nutricionista e deixe claro suas metas e objetivos, ele irá montar uma alimentação coerente com aquilo que você quer e te falando as quantidades e horários que você deve seguir.

Nessa publicação eu vou dar algumas sugestões, você precisará fazer essa refeição com base nos macronutrientes (carboidrato, proteína e gorduras);

CARBOIDRATOS

É a primeira fonte de energia que seu organismo irá utilizar. Está presente em alguns alimentos como: arroz, cereais, pães, frutas e legumes. A quantidade que você irá comer de carboidrato influencia no seu objetivo: se você quer ganhar massa, essa quantidade tem que ser maior, já se o seu objetivo é emagrecer, você terá que comer uma quantidade menor, assim seu corpo utilizará a gordura como fonte de energia.

PROTEÍNA

Tem como principal função melhorar a síntese de proteínas e a recuperação muscular. Alguns estudos mostram que o pré-treino com proteína e um carboidrato de rápida absorção melhora ainda mais o ganho muscular.

Muitas pessoas tem medo de comer proteína e engordar, mas isso é um mito (claro que temos que ter o bom senso), pois ela não é usada facilmente pelo organismo como fonte de energia, ela até facilita a queima de gordura.

GORDURA

Evite só se seu objetivo é emagrecimento. Para quem quer ganho de massa, fontes saudáveis de gordura, garantem um ganho maior de massa.

HORÁRIOS

Falando de maneira bem geral, as refeições devem ser feitas cerca de Duas à Trinta minutos antes de treinar. Quanto mais perto do treino for a refeição, de mais rápida absorção deve ser o alimento, para garantir um bom desempenho durante o exercício.

Lembrando que tudo depende do tipo, duração e intensidade do treino.

Agora vamos aos exemplos do que comer antes de treinar:

2 À 3 HORAS ANTES DE TREINAR:

  • Sanduíche natural (sem maionese)
  • Omelete e torrada + fruta
  • Mandioca + proteína magra e legumes

2 À 1 HORA ANTES:

  • Shake (whey protein + fruta + água)
  • Banana com pasta de amendoim
  • Pão integral com ovo mexido

1 À ½ HORA ANTES:

  • 1 fruta
  • Iogurte + fruta
  • Barra de proteína.

Observação importante: Se seu objetivo é emagrecimento, evite comer carboidratos.

Muito importante lembrar que existem muitas outras variedades de alimentos que podem servir de pré-treino e que as sugestões que eu dei são apenas exemplos para pré-treino, não vale substituir essa pelas refeições principais e vice-versa.

Beijos,

Babi.

[simple-author-box]

Share:
Written by Babi Buss Godói
Nutricionista Amante da vida Apaixonada pela natureza Louca por viagem Mãe do Ben Mente aberta, espinha ereta, coração tranquilo.