como consumir super alimentos

Você muito provavelmente deve ter lido ou escutado sobre superalimentos sem saber direito o que são eles e porque são considerados tão especiais assim. Vira e mexe um está na moda e estampa capas de revistas por aí. Exemplos deles são a Chia, a Linhaça, Gojiberry entre muitos outros.

O que fazem desses alimentos se tornarem SUPERFOODS são sua elevada densidade nutricional (muitos nutrientes, poucas calorias) – diferente do carboidrato simples (açúcar que tem muita caloria e nada de nutriente.

Claro que sozinhos esse alimentos não fazem milagres, mas associa-los a hábitos alimentares saudáveis poderá trazer inúmeros benefícios. Alguns deles são:

  • Melhora do metabolismo;
  • Aumento da saciedade;
  • Aumento do nível de força e energia física;
  • Fortalecimento da imunidade;
  • Desintoxicação do corpo;;
  • Diminuição do envelhecimento precoce.

Esses são só alguns dos benefícios. Cada um desses alimentos pode trazer algo a mais e age de formas diferentes no organismo. Vamos conhecer alguns SUPERFOODS e como eles atuam:

CHIA

Fonte de ômega 3, fósforo, cálcio, fibras, manganês, proteína. Quando adicionamos água na chia, cria-se um gel hidratante que mantem o intestino saudável e regulado.

Como usar chia: pode ser usados em sobremesas, iogurte, sucos, saladas ou polvilhadas nas refeições.

GOJIBERRY

Ótima para a saúde dos rins e fígado. A gojiberry é também um alimento anti-inflamatório, antifúngico e antibacteriano.

Como usar Gojiberry: Adicionar em iogurtes, shakes, salada de frutas, salada.

MACA PERUANA

Essa raiz é um alimento muito poderoso, pois fortalece as glândulas e nutre o corpo. Ideal para praticantes de atividades físicas e também para mulheres em fase de transição hormonal, a maca peruana aumenta a resistência e melhora o desempenho. É também um ótimo afrodisíaco natural.

Como usar Maca Peruana: Adicionar em bebidas como shakes de proteína e frutas.

CACAU

Quando puro e de alta qualidade, o cacau é um rico antioxidante que estimula e protege o sistema nervoso e o cérebro. Contem um inibidor natural de apetite.

Como usar cacau: Incluir em receitas de bolo, panquecas, shakes e brigadeiro funcional.

SPIRULINA

O segredo das sereias, a spirulina é uma microalga rica em ferro, cálcio, betacaroteno, minerais e vitaminas do complexo B entre muitos outros antioxidantes. Ótima pra quem teve desgastes por estresse ou tem problemas com anemia.

Como usar spirulina: Esse alimento é encontrado em pó ou em capsulas. Se o uso for em pó, adicione em shakes. Se o uso for em cápsulas, tomar de 1 a 3 vezes por dia. Não esqueça de consultar seu nutricionista.

Como dito antes, os SUPERFOODS sozinhos não fazem milagres, mas pode fazer a diferença quando combinados com uma boa alimentação e atividade física! Você já conhece algum desses alimentos?

Beijos, Babi.

[simple-author-box]

Share:
Written by Babi Buss Godói
Nutricionista Amante da vida Apaixonada pela natureza Louca por viagem Mãe do Ben Mente aberta, espinha ereta, coração tranquilo.