Vai ficar uns dias longe e quer saber como cuidar das plantas quando viaja? Separei nesse post algumas dicas que podem te ajudar!

Conheça suas Plantas antes de viajar

Para ter plantas lindas na sua casa, é importante que você observe e aprenda suas necessidades. Ela gosta de umidade? Precisa de luz direta ou indireta? Se você não souber, joga o nome da planta no google e descubra. Caso não saiba o nome da planta use o app Picture This para identificar. Todos os dias afunde o dedo na terra para entender mais ou menos de quanto em quanto tempo sua planta precisa de água.

Conhecendo bem sua planta, você já vai saber se ela vai aguentar sem regas pelos dias que estiver fora. Geralmente folhas macias e finas sofrem mais com falta de água, como Marantas, Lírio da Paz, Begonias… Folhas grossas e grandes ou plantas com tronco geralmente aguentam mais, como Zamioculca, Espada de São Jorge e Pacová – muitas dessas plantas de baixa manutenção resistem tranquilamente a até duas semanas sem rega. Para as que precisam de mais umidade, tem algumas coisas que você pode fazer para aguentar mais dias sem regas!

Vasos Auto Irrigáveis

Uma ótima opção para as plantas que apreciam umidade é colocar em vasos auto irrigáveis da Plantiê (são esses que tenho na minha casa, consegui o cupom desconto THAISA pra vocês). Dependendo do clima e da planta, o vaso tem autonomia de até 20 dias, o que te deixa bem tranquilo para sua viagem!

Mas, quais plantas podem ser plantadas em vasos auto irrigáveis?

Plantas que apreciam umidade! Não recomendo plantar suculentas, cactos ou plantas que preferem clima seco em auto irrigáveis. Uma dica também é nunca encher o reservatório até a borda para que não transborde e encharque a planta. Nunca plante mudinhas novas, pois elas não saberão sugar a água. Em casa tenho Jiboias, Lírio da Paz e Peperomias em vasos auto irrigáveis e estão amando.

Agora, para plantas que estão em vasos normais, sempre com furos para nunca deixar água acumular nas raízes:

Faça a rega por imersão, ou Rega de Emergência

Existe um método de rega que garante hidratação completa para as raízes das plantas, a rega por imersão. Ela consiste em afundar o vasinho dentro de uma pia, bacia ou banheira de água, sem que a água ultrapasse a borda do vaso. Dessa forma a água vai entrar por baixo. Depois de algumas horas toda a terra estará molhada e você pode tirar dalí, escorrer e garantir mais hidratação por mais tempo para a sua plantinha.

Esse método também é ótimo para quando você voltar de viagem, ou quando tiver esquecido de regar a planta e ela estiver DESMAIADA. SOS! Ela vai precisar de uma rega de emergência! Nada melhor do que essa imersão. Quando você rega a sua planta e a água passa direto, não quer dizer que não precisa de água, mas que está hidrofóbica, então faça a rega de imersão para salvar sua plantinha.

Adicione uma camada de Palhinha

Para ajudar a sua plantinha a manter o substrato mais úmido, você pode colocar por cima dele uma camada de palhinha, de casca de pinus, de folhas secas, musguinho… essa espécie de cobertura ajuda a reter a umidade.

Coloque o vaso em cima de um prato com água e pedras

Você já conhece o conceito de deixar um pratinho embaixo das plantas, mas abandonamos por causa do mosquito da dengue. Para sua planta ter mais uma opção de hidratação enquanto estiver fora, você pode utilizar esse prato com água mas cheio de pedrinhas para que o mosquito não se aproxime. Dessa forma a água vai evaporar para o vaso acima e mante-lo mais úmido.

Forme grupos!

Agrupe todas as suas plantinhas que gostam das mesmas condições, dessa forma manterá o meio mais úmido entre elas.

Use bolinhas de gel!

Lembra dessas bolinhas coloridas de “gelatina” que se expande na água? Você pode misturar elas hidratadas com o substrato da sua planta pra garantir que elas liberem aos poucos sua umidade. Vermiculita também é uma ótima opção para adicionar ao substrato.

Tire as plantas do sol

Nunca prive as plantas de luz, porém, quando estiver fora, você deve tirar do sol direto para garantir que a água leve mais tempo para evaporar.

Outras ideias para manter sua planta regada enquanto viaja:

  • Faça uma espécie de estufa para sua planta usando um aquário, bacias de vidro ou até mesmo plástico transparente;
  • Use um gotejador;
  • Use equipamentos de rega automática;
  • Chame um amigo para regar!

E aí, está pronto pra viajar com essas dicas?

Share:
Written by Thaisa Dalmut
Designer e Diretora de Arte, sou apaixonada por plantas, moda, decoração, viagens... essa miscelânea linda que compõe minha felicidade. Vivo buscando novas inspirações e acredito que somos capazes de aprender e fazer tudo que realmente quisermos.